top of page

Inteligência artificial no fazer publicitário: relembre o debate da X Semana de Publicidade

  • Foto do escritor: PETCom
    PETCom
  • 24 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

A edição da newsletter dessa semana faz um apanhado de indicações dos convidados da X SPP sobre o tema da Inteligência Artificial na comunicação.

ree

A Inteligência Artificial (IA) pode mesmo ressuscitar uma celebridade para uma campanha de publicidade? Os atores perderão os postos para os produtos da tecnologia? Quais profissões estão ameaçadas diante do advento da IA? Como lidar com essa máxima no mundo do trabalho, em especial na publicidade? Foram essas algumas das perguntas que nortearam a X Semana de Publicidade e Propaganda (SPP), evento promovido anualmente pelo Programa Educação Tutuorial em Comunicação (PETCom) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Como o tema “Metapublicidade: O fazer publicitário e as novas tecnologias”, as mesas, rodas de conversa e oficinas discutiram a presença da IA no mercado comunicacional.


Nos últimos anos, o uso da Inteligência Artificial vem se intensificando. O relatório feito pela Kinea Investimento mostrou que o mercado global de inteligência artificial movimentou US $383 bilhões em 2021 e US $450 bilhões em 2022. Em alguns casos, o uso dessa tecnologia pode ser benéfico, como na automação de casas ou na utilização de assistentes virtuais pelo smartphone ou no uso do GPS, por exemplo. No entanto, a mesma tecnologia que auxilia também pode ser destrutiva, gerando grandes conflitos em escala global, perdas financeiras, reputações manchadas, manipulação das pessoas e desinformação. Por isso, o tema da X SPP se fez tão pertinente para seus participantes, pois debateu desde a visão do mercado publicitário cearense, passando pelo uso da IA no fazer publicitário e indo até questões como o uso de ferramentas tecnológicas para a promoção de acessibilidade nos meios de comunicação.


Nesse sentido, a newsletter dessa semana traz um apanhado de indicações que resumem bem os três dias de evento promovido pelo PETCom. Confira a seguir.


ree

Pepsi, cadê meu avião (1969)


Um erro crítico fez com que a PepsiCo tivesse que comprar um jato Harrier para um consumidor!


A campanha publicitária em questão foi lançada em 1996 e anunciava um programa de pontos. Era necessário ter os rótulos em troca de produtos da marca Pepsi. Quem obtivesse sessenta pontos ganhava um chapéu e, de forma brincalhona, quem tivesse 7 milhões de fichas ganharia um avião avaliado em 23 milhões de dólares.


Neste documentário, vemos a busca do estudante universitário John Leonard para alcançar o prêmio prometido na campanha envolvendo a compra de Pepsi Point, financiamentos, batalha judicial e impactos na forma de ver a empresa pelo mundo.








ree

Encíclica Fratelli Tutti (1991)


Na encíclica Fratelli Tutti, do papa Francisco, são debatidas muitas das intervenções que o líder católico fez sobre temas como fraternidade e amizade social.


Diferentemente de Laudato si’, que teve como inspiração o irmão Bartolomeu, nesta, o autor foi estimulado pela Irmã Ahmad Al-Tayyeb, com quem teve um encontro em Abu Dhabi.


Em resumo, Fratelli Tutti não busca resumir a doutrina sobre o amor fraterno, mas focar em sua dimensão universal, promovendo abertura a todos. Para isso, o Papa utiliza uma linguagem própria, além de acolher um grande número de cartas e documentos com reflexões de pessoas e grupos de todo o planeta.





ree

Indigo Boboleta Anil


“Indigo Borboleta Anil” é o álbum de estreia da cantora brasileira Liniker, lançado em 9 de setembro de 2021. O álbum contém faixas com participações especiais de Milton Nascimento, Tássia Reis e duas orquestras sinfônicas.


No álbum, Liniker leva a representatividade da luta da comunidade trans e negra para o foco de um produto midiático. Numa entrevista concedida ao Roda Viva, em 2021, Liniker disse acreditar que “Índigo Borboleta Anil” é a representação de sua negritude, dando espaço para pautas de grupos minoritários no mainstream.





Copyright (C) 2023 Pet Comunicação. All rights reserved.



 
 
 

Comments


bottom of page