top of page

“Aqui estamos, estamos aí”: Semana de Comunicação da UFC volta após oito anos

  • Foto do escritor: PETCom
    PETCom
  • 1 de nov. de 2024
  • 3 min de leitura

Com oficinas, rodas de conversa e homenagem a Gilmar de Carvalho, a 23ª Semana de Comunicação da UFC aconteceu no mês de outubro; Veja os destaques


Por Analice Nobre

ree

Solenidade de entrega do título de Professor Emérito (in memorian) ao Prof. Gilmar de Carvalho | Foto: arquivo PETCom


Marcada pelo tema “Aqui estamos, estamos aí: Juventude, Culturas Urbanas e Memória”, a SECOM ofereceu oficinas e rodas de conversa, de 23 a 25 de outubro, com foco em comunicação urbana. Convidados ilustres abordaram temas como cultura urbana e narrativas sociais, promovendo momentos de troca e reflexão para os estudantes e o público em geral. 


SECOM (23/10): Comunicação e Cultura em foco

ree

A programação ocorreu nos campi Pici e Benfica, e os alunos foram contemplados com a presença de 25 convidados | Foto: arquivo PETCom


Na quarta-feira (23), o Instituto de Cultura e Arte (ICA) recebeu os publicitários Mário Dias, Mirella Lemos e Raquel Silva na roda de conversa “Agência 360: Experiências e Oportunidades no Universo Publicitário Cearense”. Oficinas práticas também marcaram a manhã, como “Colagem Analógica”, com as estudantes Bianca Dávila e Ana Vitória, e “Stencil para Iniciantes”, com o designer Patrick Sousa (Pivet). 


No período da tarde, o Centro de Humanidades II (CH II) sediou a roda de conversa “Política de Comunicação de Equipamentos Culturais”, com a jornalista Roberta Souza e a publicitária Maíra Suspiro.  


As oficinas abrangeram “Fotografia pelo Celular: Memória Urbana em Imagens”, com os estudantes Lincoln Kerly e Duda Rocha; “Cobertura Urbana: Narrativas e Desafios no Jornalismo de Cidades”, com a jornalista e editora Dahiana Araújo; e “Jornalismo de Moda e Redes Sociais: Como Noticiar Tendências”, com a professora e pesquisadora Naiana Rodrigues.

 

SECOM (24/10): representatividade e desafios na Comunicação

ree

Além de discussões teóricas, a SECOM ofertou oficinas práticas aos alunos de Comunicação Social | Foto: arquivo PETCom


Na quinta-feira (24), o dia foi marcado por oficinas e rodas de conversa sobre comunicação e cultura urbana, além da exibição de trabalhos práticos dos discentes recém-graduados. No ICA, os estudantes participaram das oficinas “Fotografia de Produtos”, mediada pelo publicitário Bruno Matos, e “Audiovisual digital: explorando o CapCut”, pela estagiária da Estação das Artes, Clarice de Macedo.


Já na roda de conversa, os publicitários Mariana Moreira, Rayra Costa e Jorge Luis Vidal, além do roteirista e pesquisador de quadrinhos Márcio Moreira, tiveram uma conversa especialmente voltada para os estudantes do curso de Publicidade e Propaganda sobre o mercado de trabalho construído fora das agências.


A exibição de trabalhos aconteceu durante o período da tarde. Entre eles, “SOS Estagiários”, por Maida Farias. Simultaneamente, a programação variou entre exibição de audiovisuais durante a manhã, rodas e oficinas pela tarde. Nos trabalhos, os alunos puderam assistir o documentário de Euziane Bastos e Rogério Bié, “Filhos do Vento: Energia Eólica e Impactos Socioambientais no Quilombo do Cumbe”.  


Outras oficinas também marcaram o quinto dia da semana dos cursos. “Iniciativas de Jornalismo em comunidades”, com o comunicador Daniel França, e “Construção de narrativas urbanas no Jornalismo Literário”, com a pesquisadora e docente Ana Cláudia Peres. Ao todo, mais de 70 alunos estavam presentes nas salas da Unidade Acadêmica.  


Nas rodas de conversa, a SECOM ofertou os temas “Cultura e Identidade no Jornalismo Decolonial”, com Bruno de Castro e “Do Fortal para as enchentes: como a grande mídia discursa sobre problemas ambientais urbanos” com a repórter e colunista Catalina Leite e a Jornalista Maristela Crispim.

 

Encerramento da 23ª SECOM

ree

A programação gratuita e aberta ao público celebrou os 25 anos do curso de Publicidade e Propaganda e os 15 anos do PETCom | Foto: arquivo PETCom


A SECOM encerrou na sexta-feira (25), com três atividades no CH II. A roda de conversa “Percurso do Graffiti em Fortaleza”, conduzida pelo grafiteiro Nick Pereira, e a Copa Chica, um torneio desportivo em parceria com a atlética de Comunicação Visionária.


Já pela noite, a calourada "Sexcom" divertiu o público universitário no estacionamento do ICA. De surpresa, a festa incluiu um desfile-exposição intitulado “Corpo 109 - Entre Espaços e Balbucios”, com peças do projeto Sala109 curadas por estudantes de Moda. 


A Semana de Comunicação consolidou-se como um espaço de expressão e aprendizado, unindo diversas manifestações culturais. Com planos de retorno em 2025 para celebrar também o aniversário do curso de Jornalismo. A SECOM reafirmou a importância de ocupar espaços e construir memórias da universidade pública para a cidade, demonstrando que “Aqui estamos, estamos aí”. 

Comments


bottom of page