​Nossa
História
Com o intuito de promover o tripé universitário (Ensino, Pesquisa e Extensão) nos cursos de graduação, o PETCOM, comprometido com a formação de futuros comunicadores e agentes de mudança social, busca inovar e enriquecer a formação profissional em comunicação , estimulando a criatividade e o debate crítico acerca dos temas que norteiam o campo comunicacional, como política, arte, cultura e sociedade.
Ao ser instituído no ano de 2005, o PETCOM ainda era uma grande novidade, gerando questionamentos e discussões entre os estudantes sobre sua finalidade. Este tema foi pauta do jornal Jabá em 28 de maio de 2009. O então tutor do Programa, prof. Dr. Riverson Rios não podia mais estar inteiramente e exclusivamente à frente auxiliando os alunos; entretanto, antes de sair, explicou seus motivos ao jornal e forneceu mais informações sobre o então estranho aos olhos dos alunos, PETCOM.
Inicialmente, foi difícil compreender algo que não era um projeto, mas sim um programa e que os estudantes não estavam habituados. No entanto, assim como desperta interesse hoje, o PETCOM, gradativamente, foi proporcionando experiências acadêmicas e profissionais através dos três eixos basais da universidade: o ensino, a pesquisa e a extensão. A ideia de propor atividades extracurriculares a partir desse tripé, como grupos de estudo, minicursos, oficinas, palestras e eventos, mobilizou os estudantes de ambos os cursos para que participassem ativamente dessas experiências.
Com 15 anos de história, o PETCOM mostra que mudanças são necessárias, seja de pesquisas realizadas, eventos promovidos, ou até mesmo de identidade visual, o que não muda é o objetivo: promover a formação ampla e de alta qualidade acadêmica dos alunos de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o programa
As identidades do PETCom ao longo dos anos
2024- Presente
Olho
Buscando as múltiplas facetas que o PETCOM aborda, foi adotado o Olho, fugindo do óbvio da comunicação, abordando algo não verbal e instigando a ideia do PETCOM estar de olho.
Com 15 anos de existência, é normal que alguns projetos deixem de existir, como a Newsletter, outros surjam, como o PETELECO, ou até mesmo retornem, como a SECOM, sempre buscando uma adaptação do que o espaço acadêmico e social necessita, sempre mudando as lentes para enxergar a melhor perspectiva de se abordar cada assunto.
A nova identidade visual foi feita pela Agência Júnior do curso de Publicidade e Propaganda, Rastro, quando o PETCOM completa 15 anos, e começou a ser usada durante a XXIII Semana de Comunicação (SECOM).

Tutores:
Antonio Wellington de Oliveira Junior (2024 - Presente)

Tutores:
Antonio Wellington de Oliveira Junior (2024 - Presente)
Prof. Robson Braga (2020 – 2023)
Prof. Gustavo Pinheiro (2016 – 2019)
2018 - 2024
Crisálida/Borboleta
A Crisálida foi adotada no ano de 2019, quando o PETCOM completava 10 anos de existência, durante a VII Semana de Publicidade e Propaganda (SPP), sob o tema "Romper para transformar". Ela representa a constante mudança que acontece na comunicação. Como a crisálida que se rompe para dar espaço à borboleta, os antigos petianes tinham o objetivo de simbolizar o bater de asas para novos voos.
Ao longo de sua história, o PETCOM deixou de executar alguns projetos, à medida em que cumpriam seu papel no Programa, e embarcou em novos desafios, como o Sala C e o Núcleo de Acessibilidade e Comunicação (NACCOM).Além de romper com algumas iniciativas mais estáticas no PETCOM, também demonstra constantemente a sua capacidade de renovação e adaptabilidade, frequentemente procurando potencializar as habilidades e competências individuais e as contribuições para a sociedade e para a universidade.
2014-2018
Fones de Ouvido
No sentido que remetia à escuta, essa IDV reforça o papel do PETCOM na intermediação entre a universidade e a sociedade. Além da relação estudantil mantida.

Tutores:
Prof. Gustavo Pinheiro (2016–2019)
Profa. Silvia Belmino (2016–2016)
Profa. Kamila Fernandes (2014–2015)

Tutores:
Profa. Kamila Fernandes (2014–2015)
Prof. Riverson Rios (2009–2014)
2009-2014
Telefone de latinhas
A primeira Identidade visual do PETCOM, o telefone de latas, remete à brincadeira infantil que simula uma ligação telefônica usando latas e um barbante. Aqui pode ser estabelecida a simbologia da comunicação horizontal, em que a sociedade não apenas escuta, mas também fala e, por meio disso, existe o diálogo.
Nesse período,foram estabelecidas ações importantes desenvolvidas ainda hoje, como as Semanas de Jornalismo (SEJOR) e de Publicidade e Propaganda (SPP), as quais visavam criar e estreitar os laços entre universidade e sociedade, através de oficinas e debates.