top of page

"Gilmar está presente!": cerimônia na UFC homenageia Gilmar de Carvalho e inicia 23ª Semana de Comunicação.

  • Foto do escritor: PETCom
    PETCom
  • 21 de out. de 2024
  • 3 min de leitura

O publicitário e professor da Universidade Federal do Ceará recebe hoje, 21 de outubro, uma homenagem póstuma no Auditório da Reitoria do Campus Benfica. Durante o evento, o Reitor da UFC concedeu o título de Professor Emérito ao pesquisador.                                                           

 

Por Arthur Paz e Camila Maia



ree

“Gilmar está presente. Todos. Gilmar está presente!” -  Tutunho//Foto: Arquivo PETCom


A cerimônia para conceder o título de Professor Emérito a Gilmar de Carvalho ocorreu nesta segunda-feira, 21 de outubro, na Universidade Federal do Ceará, celebrando sua longa trajetória durante a mesa de abertura da Semana de Comunicação (SECOM). O professor faleceu em 17 de abril de 2021, após passar 29 dias internado devido a complicações da Covid-19. Francisco Gilmar Cavalcante de Carvalho foi jornalista, escritor e referência na pesquisa da Cultura Popular cearense.


O evento contou com a presença de figuras importantes do meio universitário, como o Reitor, Custódio Almeida, a vice-reitora, Diana Azevedo, e os colegiados de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Os familiares e amigos também foram agraciados na ocasião. O marido de Gilmar, Francisco Sousa, foi quem recebeu o título em mãos.


Estavam presentes na mesa da solenidade Ivânio Azevedo, diretor do Instituto de Cultura e Arte (ICA), Wellington Júnior, professor da UFC e performer, Renato Roseno, deputado estadual, e Sandro Thomaz Gouveia, Pró-Reitor de Cultura.


Perguntado sobre o impacto da cerimônia que homenageou o renomado escritor cearense, Francisco Sousa afirma ter sido de vital importância e que quem realmente ganha com isso são os estudantes da UFC. “É, na verdade, uma homenagem aos alunos, que ele realmente se comprometeu a vida toda para que eles pudessem estar aqui”, pontua.


Professor Emérito da Universidade Federal do Ceará (UFC)


A Universidade Federal do Ceará concedeu o título de professor emérito ao docente, que atuou no Departamento de Comunicação Social da UFC de 1984 a 2010. A honra concedida pelo Reitor Custódio Almeida é atribuída somente a professores aposentados pela instituição e referências em ações de ensino, pesquisa e extensão ao longo da carreira. 


A concessão do título passa pela aprovação do Conselho da Unidade Acadêmica e, no caso de Gilmar de Carvalho, a proposta foi aceita por unanimidade. Ao longo dos 70 anos da universidade cearense, somente outros 106 docentes receberam a nomenclatura.


XXIII SECOM – Aqui estamos, estamos aí: Juventude, Culturas Urbanas e Memória


A XXIII Semana de Comunicação da UFC, com o tema “Aqui estamos, estamos aí: Juventude, Culturas Urbanas e Memória”, celebra datas importantes para a comunidade acadêmica. São elas: os 70 anos da Universidade Federal do Ceará (UFC), os 25 anos do curso de Publicidade e Propaganda da mesma instituição e os 15 anos do Programa de Educação Tutorial dos cursos de Comunicação Social. 


A programação do evento inicia nesta segunda-feira e encerra nesta sexta-feira, 25 de outubro. Após a cerimônia para prestigiar Gilmar, a mesa de abertura contou com a exibição de documentários relacionados aos aniversários que são comemorados este ano. O primeiro, produzido por Karine Silva e Victor Viana, complementou o evento ao abordar a trajetória profissional de Gilmar de Carvalho e suas diversas facetas.


O segundo documentário, produzido por Duda Rocha, Lincoln Kerly e Mateus Sales, complementou a nostalgia do momento ao apresentar diversas cenas importantes para o curso de Publicidade e Propaganda e de seus 25 anos. Contando com a participação das professoras Glícia Pontes, Helena Martins, Soraya Madeira e da aluna Clarice Canuto.


A última produção exibida foi feita pelo Programa de Ensino Tutorial (PET) de Comunicação Social. O documentário, gravado nas dependências do Instituto de Cultura e Arte, estava relacionado com os 15 anos de atuação do PETCom e suas diversas marcas deixadas ao longo desse período.


O encerramento da solenidade em homenagem a Gilmar de Carvalho foi marcado pela apresentação do grupo Maracatu Solar, ligado à Associação Cultural da Solidariedade e Arte SOLAR. Pingo de Fortaleza, cantor do grupo e amigo do homenageado, declarou que “O Solar envolveu os espectadores com a apresentação da sua música “Noite Azul”.

 
 
 

Comments


bottom of page