top of page

“Feirica” dá continuidade à 23ª SECOM e apresenta os projetos extensivos dos cursos de Comunicação

  • Foto do escritor: PETCom
    PETCom
  • 23 de out. de 2024
  • 2 min de leitura

Instituto de Cultura e Arte (ICA) sediou momento que reuniu os projetos de extensão dos cursos de Jornalismo, e Publicidade e Propaganda da UFC para os calouros do semestre 2024.2 nesta terça-feira, 22 de outubro.                    

 

Por Arthur Paz e Rafaell Estebann


ree

Calouros  e veteranos compartilham sala para um momento de aprendizado e divulgação de projetos   Foto: Taís Lustosa


A Semana de Comunicação (SECOM) realizou em seu segundo dia de atividades um momento apresentando projetos extensivos dos cursos de Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Reunindo veteranos e novatos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, o Instituto de Cultura e Arte (ICA), localizado no Campus do Pici, foi o palco que abrigou esta ocasião no último dia 22. 

Denominada pela junção das palavras “feira” e “ICA”, a atividade consolidou-se como um espaço para a promoção de novos projetos e também um convite aos já atuantes. Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar seus respectivos projetos em intervalos de dez minutos, seguidos por sessões de tira-dúvidas. As equipes puderam compartilhar um pouco das produções e das pautas realizadas durante os últimos semestres letivos e instigar a participação dos recém-ingressos. 

A semana com a temática “Aqui estamos, estamos aí: Juventude, Culturas Urbanas e Memória” buscou promover esse momento integrativo, envolvendo dez projetos de extensão, a fim de mostrar a diversidade de eixos que a comunicação explora entre os alunos da UFC. Dentre os destaques, o projeto “Sala 109” – coordenado pelo prof. Wellington Júnior – desenvolveu uma perspectiva focada nos alunos que possuem algum envolvimento com as artes em suas pesquisas. 

Outros dois projetos apresentados foram o “Cuida, Criatura!” – coordenado pela profª. Rosane Nunes – e o “ComCultura” – orientado pela profª. Naiana Rodrigues –, que pautam jornalismo ambiental e cultural, respectivamente. Como propostas de produções alternativas, o “NeoMarsha” e a “Visionária” também marcaram presença no momento interativo. O primeiro trabalha questões de gênero, sexualidade e comunicação não violenta; o segundo realiza atividades esportivas e ações sociais. 

Em sua maioria, os projetos agregam alunos de ambos os cursos. Entretanto, prevalece o engajamento de estudantes de Publicidade e Propaganda na empresa júnior “Rastro”, que executa atendimento ao público em geral e que também teve lugar na Feirica. A “Liga Experimental” é mais um dos grupos que atuam na extensão universitária que servem à sociedade, com ênfase em demandas publicitárias, e que foi apresentado aos novatos.

Com essa oportunidade mais direta de conhecimento dos projetos atuantes dos cursos de comunicação, os veteranos esperam que os calouros se interessem pelas propostas e se inscrevam para os processos seletivos. Os inícios de semestre, geralmente, são marcados pela entrada de novos membros nas equipes extensionistas. Foi pensando nisso que a SECOM uniu esforços aos organizadores da Semana de Recepção dos Calouros (SDR) – alunos dos segundos semestres de cada curso – no planejamento dessa programação.

 
 
 

Comments


bottom of page