É do Brasil! Produtos da cultura pop que contam com a participação de artistas brasileiros
- PETCom
- 23 de ago. de 2023
- 3 min de leitura
Com a crescente contribuição de artistas brasileiros a nível global, o PETCom apresenta produções em segmentos que reforçam esse cenário.

A década de 30 foi um estopim para o modernismo brasileiro, e as produções artístico-culturais recebiam cada vez mais influência de obras do exterior, principalmente do continente europeu. Oswald de Andrade e o movimento antropofágico interpretavam o fenômeno como o ato de “devorar” tais conteúdos e sintetizá-los conforme as estéticas nacionais.
Quase um século depois, é evidente que a globalização e o crescimento da indústria do entretenimento são fatores a considerar quando se trata da presença de brasileiros na dinâmica da cultura de massa, sobretudo fora do próprio país.
Por isso, com a crescente contribuição de artistas brasileiros no âmbito cultural a nível global, o PETCom apresenta algumas produções em diferentes segmentos que reverberam esse cenário. Afinal, a grama do vizinho é verde, mas a nossa é verde e amarela!
Besouro Azul (Blue Beetle)

O filme Besouro Azul, lançado nos cinemas em 17 de julho de 2023, tem como diferencial o fato de seus protagonistas serem personagens latinos, assim como seus intérpretes, a brasileira Bruna Marquezine e o ator norte-americano com ascendência mexicana, cubana e equatoriana, Xolo Maridueña.
Na trama, o jovem Jaime Reyes (Xolo Maridueña) ao voltar para casa recém-formado, descobre que sua família corre um grande risco de ser despejada. Ao tentar buscar uma resolução para o conflito, Jaime conhece Jenny Kord (Bruna Marquezine), herdeira das indústrias Kord, que é quem lhe entrega o Escaravelho, uma relíquia de biotecnologia americana que o escolhe como hospedeiro, concedendo-lhe poderes e uma armadura, transformando-o no super-herói Besouro Azul.
A estreia de Marquezine em Hollywood, mostra-se surpreendentemente positiva quando comparada ao início da carreira hollywoodiana de atores como Rodrigo Santoro, que inicialmente desempenharam papéis mínimos em seus trabalhos. Dessa forma, espera-se que tal acontecimento seja um ótimo pontapé para que mais rostos brasileiros ganhem espaço na indústria de cinema norte-americana.
CSS (Cansei de Ser Sexy)

Formada em 2003, a banda de indie rock e rock eletrônico Cansei de Ser Sexy continua sendo um dos principais expoentes da música brasileira no exterior. O álbum de estreia homônimo do grupo foi lançado em duas versões, sendo a versão nacional disponibilizada em meados de 2005 e a versão internacional, em 2006.
A canção “Music Is My Hot Hot Sex”, contida na variante internacional do álbum, chegou a atingir a posição de número 63 na Billboard Hot 100, maior parada musical dos Estados Unidos, sendo a 22° canção lançada por brasileiros a entrar no ranking. Um fato curioso é que o sucesso da canção deu-se após a inclusão desta em um comercial da Apple para o iPod Touch, que originalmente foi produzido por um estudante, mas após atingir considerável repercussão, foi oficializado pela companhia e veiculado na grande mídia.
Paulo Coelho: o alquimista da cultura brasileira

Nascido em 1947 no Rio de Janeiro, Paulo Coelho é o escritor, letrista e jornalista que ocupa a 21º cadeira da Academia Brasileira de Letras. Além dessa conquista, ele ocupa o ranking com o livro brasileiro mais vendido de todos os tempos, O Alquimista, sendo considerado pelo Guinness Book of Records como o autor vivo mais traduzido da história e marcando a literatura internacional! O alquimista cultural também influenciou seu próprio país, ao impulsionar o rock brasileiro ao participar de composições de faixas como “Sociedade Alternativa” e “Eu nasci há 10 mil anos atrás” do cantor Raul Seixas.
Comments