top of page

7 de setembro: narrativas políticas que permeiam a data histórica

  • Foto do escritor: PETCom
    PETCom
  • 8 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

201 anos da Independência do Brasil, o PETCom traz indicações para refletir sobre a luta de significados deste marco, no presente e no passado.

ree

Nos últimos anos, o 7 de Setembro foi marcado por momentos de tensão por ameaças de ruptura institucional provocadas pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), que se utilizou das comemorações cívico-militares como palanque político. Além das comemorações de rua, outros símbolos nacionais e datas históricas também foram apropriados pelo bolsonarismo.


Nas comemorações deste 7 de setembro de 2023, o atual governo federal, comandado por Luiz Inácio Lula da Silva, buscou dissociar a data das marcas do bolsonarismo e associá-la aos valores de democracia, soberania e união, bem como ressignificar os símbolos nacionais, pauta que Lula já havia levantado ainda na campanha eleitoral de 2022.


Vale frisar que as narrativas permeiam a independência do país desde sua gênese, sejam quadros que não refletem bem o ocorrido, sejam folhetins com informações que não batem com as verificações de historiadores.


Para detalhar mais sobre o tema, a newsletter desta semana do PETCom traz indicações de podcast, relatório com análise de redes sociais e reportagem televisiva sobre o tema. Confira a seguir.


ree

Democracia, soberania e união: o 7 de setembro sob Lula


O episódio do podcast Café da Manhã, da Folha de S.Paulo, aborda sobre as questões do 7 de setembro enquanto data histórica e política, tendo por base os últimos anos sob o poder do ex-presidente Bolsonaro e a apreensão dos símbolos nacionais por seu mandato. A preocupação do atual governo com a segurança do evento – sob ameaças de movimentos políticos opostos – e a possível retomada desses elementos patriotas também são discutidas durante a entrevista com um repórter da Folha em Brasília.




ree

Digitalização e Democracia no Brasil


A Escola de Comunicação, Mídia e Informação da Fundação Getulio Vargas (FGV ECMI) e a Embaixada da Alemanha do Brasil desenvolveram o projeto “Digitalização e Democracia no Brasil” para ampliar a compreensão sobre os desafios entre política, democracia e plataformas digitais. Até o fim deste ano, será realizada uma série de pesquisas, seminários e oficinas que visam combater os perigos on-line e fortalecer os valores democráticos. O relatório “Mobilizações para o Sete de Setembro” dá continuidade a essa agenda, apresentando uma visão geral do debate público sobre as manifestações antidemocráticas ligadas ao Dia da Independência do Brasil, 7 de setembro, intensificado pelas eleições presidenciais de outubro de 2022.




ree

Caminhos da Reportagem: Independência do Brasil - 7 de setembro


No programa Caminhos da Reportagem | Independência do Brasil - 7 de setembro, realizado pela TV Brasil, é abordado o processo de independência do país, com enfoque na pesquisa de historiadores do Rio de Janeiro que se debruçaram sobre os panfletos daquela época. Um ponto importante é que há distinções entre a história oficial e a história real da independência, o que mostra que as narrativas políticas se observam desde o início da questão e se estenderam na “guerra de penas” (em referência às penas usadas para escrever à época), marcada por retórica passional. A reportagem se aprofunda na questão política antes e depois do 7 de setembro de 1822 e mostra que a própria data é questionável para delimitar a independência do Brasil.




Copyright (C) 2023 Pet Comunicação. All rights reserved.



コメント


bottom of page