top of page

Chacina do Curió: entenda mais sobre o caso e seu novo desdobramento 🗓️

  • Foto do escritor: PETCom
    PETCom
  • 15 de jun. de 2023
  • 3 min de leitura

No momento em que se relembra o acontecimento da Chacina na Grande Messejana, o PETCom traz indicações para facilitarem o entendimento do ocorrido.

ree

Desde o século 20, foram registradas e noticiadas mais de 40 chacinas no estado do Ceará. A terceira maior delas é a Chacina do Curió, que deixou 11 mortos na Grande Messejana. No último dia 21 de maio, o caso teve um novo desdobramento: a Justiça cearense já definiu a data para julgar os primeiros réus investigados pelos crimes. São quatro policiais militares suspeitos que serão julgados em 20 de junho, no 1º Salão do Júri do Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza. Ao todo, estão previstos, para ainda este ano, o julgamento de outros 30 réus e 16 indiciados.


A também chamada “Chacina da Grande Messejana” ocorreu em 2015, entre a noite do dia 11 e a manhã do dia 12 de novembro. O crime aconteceu em quatro bairros da região metropolitana de Fortaleza. As mortes foram motivadas por uma retaliação de policiais militares, que tinham como objetivo vingar o latrocínio (roubo seguido de morte) de um colega de farda, que teria ocorrido horas antes.


Para que possamos compreender melhor o ocorrido, o PETCom trouxe a indicação de dois episódios de podcasts sobre o assunto, além de um webinário a respeito dos homicídios nas periferias de Fortaleza.



ree

Webinário do Laboratório de Estudos da Violência (LEV), da Universidade Federal do Ceará: “Cidade e Violência — a dor dos homicídios nas periferias de Fortaleza”



O webinário “Cidade e Violência — a dor dos homicídios nas periferias de Fortaleza”, organizado pelo LEV/UFC, fez parte da programação de 11 dias do Movimento de Mães e Familiares do Curió, realizado em novembro de 2021, para relembrar os seis anos da chacina. A live, transmitida pelo canal do YouTube do LEV, contou com a participação de Edna Carla, líder do Movimento de Mães e Familiares do Curió e cofundadora do Movimento Mães da Periferia; Silvia Lima, mãe de dois sobreviventes da chacina; Ingrid Lorena, doutoranda em Sociologia; e Luiz Fábio Paiva, integrante do LEV/UFC. O evento trouxe para a cena a dor e a luta por justiça das mães que perderam seus filhos para a chacina, além da análise de pesquisadores acerca da violência policial no estado do Ceará.





ree

Perfil no instagram @11docurio


O perfil no instagram @11docurio é uma mobilização por memória e justiça pelas vítimas da chacina. É muito importante não só para divulgar o caso, mas também para informar sobre os desdobramentos do julgamento, que está marcado para 20 de junho deste ano. Vale a pena acompanhá-lo, bem como compartilhá-lo para que a causa ganhe adeptos e que a justiça possa ser feita.






ree

Pauta Segura – 7 anos da Chacina do Curió


O quinto episódio do podcast ‘Pauta Segura – Os bastidores da reportagem’, do Diário do Nordeste, parte da reportagem de seis anos da Chacina do Curió, assinada pelo repórter Messias Borges. A partir de uma conversa com o próprio repórter, são postos detalhes da investigação jornalística, ideias que surgiram na construção da pauta e um fio retrospectivo que embala todo o episódio.

Em meio a esse fio, são apresentadas sonoras de matérias, entrevistas, com destaque às fontes diretamente ligadas ao ocorrido, que relatam o terror, a dor e as sequelas da chacina, demonstrando-se inconformadas com a impunidade.

Esses elementos são articulados entre o editor do podcast, Emerson Rodrigues, e Messias, o que dá dinamicidade ao conteúdo e reforça a denúncia. Além de apresentar os bastidores, o episódio informa sobre a temática e a atualiza, visto que foi gravado mais de um ano após a reportagem.






Copyright (C) 2023 Pet Comunicação. All rights reserved.



Yorumlar


bottom of page