Luz, câmera, ação! Produções brasileiras que foram destaque em premiações internacionais
- PETCom
- 15 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Com as seleções para o Oscar 2024, o PETCom traz indicações para o destaque brasileiro em premiações internacionais.

Na última terça-feira, dia 12, a Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou o filme “Retratos Fantasmas” como o escolhido para representar o Brasil no Oscar 2024. O longa, dirigido por Kleber Mendonça Filho entrou na disputa pela vaga de melhor filme internacional na premiação estadunidense.
Apesar de seus feitos notáveis na produção audiovisual, o Brasil, no entanto, possui apenas sete filmes unicamente brasileiros indicados ao Oscar. “Retratos Fantasmas” entra para essa lista seleta de produções, juntando-se a obras como o longa “Cidade de Deus” e o documentário “Democracia em Vertigem”.
Algumas barreiras dificultam maiores indicações para a premiação, como a baixa de investimentos na produção cinematográfica brasileira, as barreiras com a língua e preferência do Oscar por filmes que retratam temas preferencialmente estadunidenses.
Mesmo o cinema brasileiro sendo ainda um território desconhecido para alguns em razão da influência hollywoodiana, a dramaturgia nacional possui diversos filmes aclamados mundialmente, como “Tropa de Elite” (2007) ou “Que horas ela volta?” (2015).
Além do Oscar, os produtos audiovisuais nacionais também ganharam destaque em outros prêmios mundo afora, como no Festival Internacional de Cinema de Berlim e no Emmy Award, este último sendo um prêmio internacional dedicado aos programas e profissionais da televisão.
Pensando nisso, a newsletter desta semana do PETCom traz como indicações três produções audiovisuais brasileiras que ganharam destaque internacional. Confira a seguir.
Retratos Fantasmas (2023)
O Brasil mais uma vez na busca por um Oscar! O filme Retratos Fantasmas foi selecionado nesta terça-feira (12) para representar o país na categoria Melhor Filme Internacional 2024, na 96º edição do Oscar no dia 10 de março de 2024.
Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o documentário busca apresentar a história do centro da cidade de Recife, a partir das salas de cinemas que movimentam a população e retratam comportamentos.
Caminho das Índias (2009)
Em 2009, a novela das nove da Rede Globo conquistou o Emmy Internacional como melhor telenovela produzida naquele ano. Essa foi a primeira vez que uma produção brasileira foi premiada no evento. A trama, que se passa entre o Brasil e a Índia, conta a história de Maya (Juliana Paes), uma jovem de tradicional família indiana da casta dos comerciantes. Quando se vê abandonada por um homem de casta inferior e ainda por cima grávida, a protagonista se envolve em uma rede de mentiras para sustentar o casamento com Raj Ananda (Rodrigo Lombardi), o marido que seus pais escolheram para ela. A novela está disponibilizada na íntegra na plataforma de streaming da Globo, o Globoplay.
Real in Rio (2012)
A música “Real in Rio”, composta por Seidah Garrett, Mikael Mutti, John Powell e pelos brasileiros Carlinhos Brown e Sérgio Mendes, parte da trilha sonora original do filme “Rio” , foi indicada ao Oscar de melhor canção original no ano de 2012.
Em entrevista, Carlinhos Brown comentou sobre o motivo pelo qual achava que a composição havia sido indicada ao prêmio: “A música é alegre, pulsante, ‘pra cima’. Ela traduz o espírito brasileiro e acho que isso é o que chama a atenção não só da Academia, mas do público”. Embora a canção não tenha sido a vencedora ao perder para “Man or Muppet”, tema de “Os Muppets”, a indicação foi uma grande oportunidade para que o Brasil obtivesse uma maior visibilidade em outras premiações internacionais.
Central do Brasil (1998)
Esta é uma das produções mais aclamadas do Brasil, sendo indicada ao Oscar. A obra retrata a história de Dora, que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas, mas não as enviava. Até que Josué perde sua mãe, que era uma das clientes da personagem, levando a personagem, mesmo que inicialmente de forma bruta, a cuidar do menino que está em busca de um sonho: conhecer seu pai.
O longa, dirigido por Walter Salles e com a presença da atriz Fernanda Montenegro, foi indicado a duas categorias do Oscar em 1999 – a de Melhor Atriz Drama e a de Melhor Filme Internacional –, perdendo nas duas indicações, contudo. Ainda assim, o filme é um marco na história do cinema brasileiro.
O filme está disponível na Amazon Prime Video e na Globoplay
Copyright (C) 2023 Pet Comunicação. All rights reserved.
Comentários